NOTICIAS E DICAS

Como funciona o processo de análise de riscos?

chart analysis scaled

Muitos mais do que um simples serviço, o processo de análise de riscos é capaz de garantir muito mais segurança a uma empresa.

O dia a dia de uma empresa envolve uma série de riscos, afinal, importantes decisões são tomadas diariamente e, junto a elas, riscos inerentes surgem. Assim, seguindo este contexto, surge a análise de riscos.

O processo é de extrema importância para a avaliação de ameaças que fazem parte do mercado, transformando estas em pontos estratégicos para o desenvolvimento do negócio. Com essa análise torna-se possível prever cenários de crise e planejar ações que possam ter consequências negativas para o empreendimento.

Tudo pareceu difícil demais? Então, continue lendo as próximas linhas para entender melhor como funciona o processo de análise de riscos e como adotá-lo na sua empresa.

O que é a análise de riscos?

A análise de risco consiste no processo onde se avalia a real probabilidade de acontecimentos socioeconômicos adversos aos objetivos da empresa. Ou seja, acontecimentos que possam representar significativas ameaças para a mesma.

O processo deve ser realizado por profissionais com vasto conhecimento de riscos. Além disso, este deve ter noções de estatísticas nas quais possam permitir a criação de planos de atuação em diferentes cenários. Portanto, trata-se de um processo capaz de tornar um impacto negativo o menor possível.

análise de riscos-processos

Como funciona o processo de análise de riscos?

O processo de análise de risco pode ser feito com base em um modelo preditivo. Mas também pode considerar um grande conjunto de cálculos elaborados para a determinação da exposição da empresa a riscos potenciais.

Esses cálculos consideram diversos fatores. Assim, estabelece-se, além da probabilidade de um evento crítico, eventuais perdas financeiras que este pode ocasionar. Outros métodos ainda incluem a possibilidade de prever riscos em tempo hábil para que medidas de prevenção ou correção sejam tomadas.

Além disso, vale destacar que diversos tipos de riscos podem ameaçar uma empresa, tais como:

  • Riscos especulativos (administrativos e financeiros, políticos e de inovação);
  • Riscos reais (a propriedade, as pessoas e de responsabilidade).

Quais as etapas de uma análise de riscos?

Existem 5 etapas básicas para fazer uma análise de risco. Através destas torna-se possível identificar, bem como traçar estratégias para lidar com as ameças com sucesso.

Definição da situação para análise

Toda a análise feita considera uma situação específica. Ou seja, imagine uma empresa que está passando por uma fase de reestruturação. Neste processo muitas mudanças estão em jogo e cada uma delas tem consequências. Assim, faz-se necessário desmembrar o processo em diferentes ações, avaliando ameaças de forma individual.

Estabelecimento do grau de cada risco

Cada risco tem seu grau e este deve ser determinado. Para isso, pode-se usar uma fórmula matemática: probabilidade de ocorrência x gravidade do resultado. Assim, é possível colocar em ordem de prioridade os riscos de alto grau, com altas chances de acontecer e que geram resultados mais negativos.

Aqueles que dificilmente acontecerão, que representam baixa gravidade, podem passar por uma análise no futuro.

Definição de estratégias

Então, o que será feito a partir dos riscos identificados? Bom, o mundo dos negócios considera cinco tipos básicos de estratégias a se implementar:

  • Aceitar os riscos, no caso de apenas pequenos impactos para a empresa;
  • Transferir riscos, transferindo as possíveis consequências a um terceiro;
  • Mitigar riscos, trabalhando em ações que reduzam o grau de risco;
  • Evitar riscos, apostando em uma postura mais conservadora;
  • Explorar riscos, quando o impacto do risco tem uma expectativa positiva.
análise de riscos-processos

Qual a importância da análise de riscos para uma empresa?

O principal ponto que torna o processo de análise de riscos importante é a prevenção de eventos com impactos negativos à empresa. Afinal, com uma análise bem realizada é possível aplicar estratégias específicas para cada tipo de ameaça.

Entretanto, para fazer acontecer é essencial que a organização esteja disposta a realizar uma análise imparcial e sem vieses que possam atrapalhar seus resultados. Nem sempre é fácil passar por cima da irregularidade de alguns pontos da empresa. Mas tudo se torna fundamental para se implementar medidas que possam diminuir a possibilidade de falhas.

Enfim, como você pôde ver, a análise de risco faz parte de um dos serviços essenciais para o sucesso de uma empresa. Podemos dizer que é muito mais do que apenas um “serviço a mais”. É algo que pode mudar completamente a realidade em casos de acontecimentos negativos.

Gostou do conteúdo? Que tal conferir nossos demais conteúdos? Aproveite as novidades do nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o mundo da segurança.

FONTE

O que é análise de risco? Dicionário Financeiro. Consultado em 21 de março de 2022.

OUTRAS NOTICIAS

icon phone

TIRE SUAS DÚVIDAS AGORA

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

OU

SOMOS ESPECIALIZADOS NA

REGIÃO NORDESTE

line simbolo grupo serval2

Atendemos nossos clientes em todos os estados da Região Nordeste.
Consulte abaixo nossas filiais.

VEJA OS ENDEREÇOS

FORTALEZA - CE / MATRIZ

NATAL - RN

TERESINA - PI

JUAZEIRO DO NORTE - CE

SALVADOR - BA

OLINDA - PE