Você sabe o que diferencia sanitização e esterilização? Os processos, por mais que sejam semelhantes, carregam peculiaridades distintas.
Falar sobre limpeza e sua importância não é mais nenhuma novidade para você, que acompanha nossos artigos. Entretanto, dentro do assunto limpeza, existem diversas ramificações, sendo a sanitização e esterilização de ambientes algumas delas.
A forma mais segura de contratar um serviço é saber a fundo sobre ele. Então, antes de fechar um serviço de limpeza, é importante entender tudo o que ele é capaz de englobar. Pensando nisso, montamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre sanitização e esterilização. Vamos lá?
O que é sanitização?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a sanitização se resume na redução de microrganismos, críticos para a saúde pública, em níveis considerados seguros. Ou seja, consiste em um processo capaz de deixar ambientes seguros e livres de microrganismos.
A sanitização de ambientes é uma das modalidades da limpeza e existe há muito tempo, sendo comum no combate ao mofo e contaminação de bactérias. Entretanto, com a chegada da pandemia, a mesma ganhou mais destaque como forma de desinfecção preventiva.

O que é esterilização?
A esterilização consiste em um processo que tem como objetivo destruir toda e qualquer forma microbiana que possa contaminar materiais ou objetos. Vírus, bactérias e fungos são eliminados durante o processo.
O processo é extremamente eficaz. A probabilidade de um microrganismo sobreviver a uma esterilização sendo menor que uma em um milhão.
Sanitização e esterilização são a mesma coisa?
Depois de saber o que é cada serviço, você pode estar pensando: “mas são parecidos demais, então, são a mesma coisa?”. A verdade é que não, sanitização e esterilização não são a mesma coisa.
Como você pôde ler anteriormente, a sanitização mata ou reduz microrganismos indesejáveis a níveis insignificantes, ou seja, considerados seguros. Entretanto, a esterilização elimina toda forma de vida, sobretudo de microrganismos, de forma química ou física.
Por isso, podemos dizer que a sanitização é extremamente bem-vinda e eficiente no dia a dia de empresas e ambientes de alta circulação. Isso porque, ela elimina a circulação de muitos microrganismos prejudiciais, como o coronavírus. Já a esterilização é indicada para situações ou lugares que necessitam de máxima segurança, como salas cirúrgicas ou locais de biossegurança.
Enfim, entendeu a diferença? Ambos os processos podem ser incluídos no serviço de higienização de ambientes, completando e garantindo a máxima segurança do espaço. Então, agora que você já sabe a definição de cada um, é hora de procurar uma boa empresa para te ajudar nestes serviços.
Nós, da Serval, somos especializados em limpeza e higienização de ambientes, garantindo profissionais qualificados para os processos. Sua segurança é a nossa prioridade, então, não deixe de conferir mais sobre nossos serviços em nosso site!
FONTE
Qual a diferença entre limpeza, higienização, sanitização, desinfecção e esterilização? Portal Hospitais Brasil. Consultado em 14 de fevereiro de 2022.