Luizinho - Atendente Virtual
O que você precisa saber sobre sanitização e esterilização | Empresas Terceirizadas | Grupo Serval

NOTICIAS E DICAS

O que você precisa saber sobre sanitização e esterilização

people disinfecting together dangerous area scaled

Você sabe o que diferencia sanitização e esterilização? Os processos, por mais que sejam semelhantes, carregam peculiaridades distintas.

Falar sobre limpeza e sua importância não é mais nenhuma novidade para você, que acompanha nossos artigos. Entretanto, dentro do assunto limpeza, existem diversas ramificações, sendo a sanitização e esterilização de ambientes algumas delas.

A forma mais segura de contratar um serviço é saber a fundo sobre ele. Então, antes de fechar um serviço de limpeza, é importante entender tudo o que ele é capaz de englobar. Pensando nisso, montamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre sanitização e esterilização. Vamos lá?

O que é sanitização?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a sanitização se resume na redução de microrganismos, críticos para a saúde pública, em níveis considerados seguros. Ou seja, consiste em um processo capaz de deixar ambientes seguros e livres de microrganismos.

A sanitização de ambientes é uma das modalidades da limpeza e existe há muito tempo, sendo comum no combate ao mofo e contaminação de bactérias. Entretanto, com a chegada da pandemia, a mesma ganhou mais destaque como forma de desinfecção preventiva.

sanitização e esterilização

O que é esterilização?

A esterilização consiste em um processo que tem como objetivo destruir toda e qualquer forma microbiana que possa contaminar materiais ou objetos. Vírus, bactérias e fungos são eliminados durante o processo.

O processo é extremamente eficaz. A probabilidade de um microrganismo sobreviver a uma esterilização sendo menor que uma em um milhão.

Sanitização e esterilização são a mesma coisa?

Depois de saber o que é cada serviço, você pode estar pensando: “mas são parecidos demais, então, são a mesma coisa?”. A verdade é que não, sanitização e esterilização não são a mesma coisa.

Como você pôde ler anteriormente, a sanitização mata ou reduz microrganismos indesejáveis a níveis insignificantes, ou seja, considerados seguros. Entretanto, a esterilização elimina toda forma de vida, sobretudo de microrganismos, de forma química ou física.

Por isso, podemos dizer que a sanitização é extremamente bem-vinda e eficiente no dia a dia de empresas e ambientes de alta circulação. Isso porque, ela elimina a circulação de muitos microrganismos prejudiciais, como o coronavírus.a esterilização é indicada para situações ou lugares que necessitam de máxima segurança, como salas cirúrgicas ou locais de biossegurança.

Enfim, entendeu a diferença? Ambos os processos podem ser incluídos no serviço de higienização de ambientes, completando e garantindo a máxima segurança do espaço. Então, agora que você já sabe a definição de cada um, é hora de procurar uma boa empresa para te ajudar nestes serviços.

Nós, da Serval, somos especializados em limpeza e higienização de ambientes, garantindo profissionais qualificados para os processos. Sua segurança é a nossa prioridade, então, não deixe de conferir mais sobre nossos serviços em nosso site!

FONTE

Qual a diferença entre limpeza, higienização, sanitização, desinfecção e esterilização? Portal Hospitais Brasil. Consultado em 14 de fevereiro de 2022.

NOTÍCIAS E DICAS

OUTRAS NOTICIAS

icon phone

TIRE SUAS DÚVIDAS AGORA

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

OU

SOMOS ESPECIALIZADOS NA

REGIÃO NORDESTE

line simbolo grupo serval2

Atendemos nossos clientes em todos os estados da Região Nordeste.
Consulte abaixo nossas filiais.

VEJA OS ENDEREÇOS

FORTALEZA - CE / MATRIZ

NATAL - RN

TERESINA - PI

JUAZEIRO DO NORTE - CE

SALVADOR - BA

OLINDA - PE