Se você está preocupado com proteção, já deve ter avaliado diferentes opções de empresas que atuam nesta área, correto? Mas você sabe o que é e como atua a segurança patrimonial? Compreende onde este serviço é indispensável?
Quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado de segurança privada, mais preparado estará para escolher o melhor serviço. Consequentemente, ficará mais tranquilo, pois terá certeza do tipo de proteção que terá sua família ou aos seus bens.
Assim, neste post, vamos ajudá-lo a entender melhor este mercado, apresentando como funciona o serviço de segurança patrimonial. Confira!
Qual a importância da segurança patrimonial?
A segurança patrimonial envolve um conjunto de medidas adotadas para proteger o patrimônio.
Basicamente, engloba ações em várias frentes com o intuito de reduzir os riscos aos bens que estão sob sua responsabilidade. Ela pode atuar em empresas, residências, condomínios ou outras instituições.
Quando falamos em segurança patrimonial, muita gente pensa em equipes de profissionais treinados fazendo rondas e vigilância. Contudo, o serviço tem um escopo mais abrangente. Afinal, há diferentes tipos de risco ao patrimônio, bem como diferentes formas de protegê-lo.
Além disso, a segurança patrimonial também envolve atividades como análise de risco, controle de acesso e prevenção de incêndios.
O serviço não se limita apenas às tradicionais rondas e equipes de vigilância. Ou seja, a mesma utiliza também outras ferramentas, como drones e centrais de monitoramento.
Uma empresa que conta com o serviço de segurança patrimonial também reduz as chances de ter seus processos produtivos interrompidos. Isso porque o roubo de equipamentos ou mesmo um incêndio podem comprometer a operação.
Dessa forma, é importante saber que ao contar com uma equipe especializada em controlar os riscos e evitar estas ocorrências, a empresa está zelando pela perenidade do seu negócio, pois:
- atua na prevenção de riscos de ocorrências como assaltos, roubos, invasões e sequestros, entre outros;
- envolve, além da vigilância patrimonial, outros serviços, como controle de portaria e brigadas de incêndio;
- é baseada em três pilares: a barreira física, a barreira humana e o monitoramento online.
Onde este serviço é indispensável?
De forma resumida, toda a instituição que preza por seus bens, deve considerar a contratação de um serviço de segurança patrimonial.
Diante das eventuais perdas que se pode experimentar, trata-se de um serviço estratégico para empresas e instituições de todos os perfis.
Inicialmente, a segurança patrimonial está associada ao risco de ações criminosas. E, de fato, empresas onde há circulação de dinheiro ou com bens de alto valor agregado são grandes demandantes do serviço.
Entretanto, há outras ameaças que podem ser mitigadas, como acidentes e incêndios. A segurança patrimonial também envolve a prevenção destes sinistros. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de uma brigada de incêndio.
Além de empresas e entidades, residências e condomínios também têm na segurança patrimonial um suporte importante. Trata-se de uma forma eficiente de garantir a segurança dos moradores.
Para todos estes públicos, a importância paga em segurança patrimonial não representa uma despesa. Afinal, trata-se, de um investimento na tranquilidade e na proteção dos ativos de empresas ou de particulares.
Então, se você precisa garantir a integridade de seu patrimônio em Fortaleza e região, não deixe de conhecer os serviços do Grupo Serval.
Temos mais de 40 anos de experiência e um mix de produtos sob medida para sua empresa ou residência. Atuamos sempre com excelência operacional.
Um exemplo é o certificado Green Seal, protocolo de limpeza eficiente do qual somos precursores no Brasil. Aproveite e utilize nosso WhatsApp para solicitar um orçamento.
FONTE
O que faz a segurança patrimonial. Catho. Consultado em 27 de junho de 2022.