Entre tantos processos, saber se a limpeza, higienização, sanitização, desinfecção ou esterilização é o melhor para você faz toda a diferença.
Limpeza, higienização, sanitização, desinfecção e esterilização. Ufa, quantos nomes para serem citados. Mas você sabe o que diferencia cada procedimento? Com a chegada da pandemia, muitas dúvidas vieram à tona quando o assunto é como efetuar a higienização adequada dos ambientes.
Em meio a tantos procedimentos, entender quais são os mais indicados, justamente pela limpeza ser uma das principais maneiras de conter a proliferação do vírus se tornou algo essencial.
Por isso, que tal garantir algumas orientações a respeito e entender sobre as diferenças entre os conceitos de limpeza, higienização, desinfecção, sanitização e esterilização? Vem com a gente para as próximas linhas!
Limpeza
A limpeza consiste na remoção da sujeira de superfícies. Ou seja, nada mais é do que aquele processo que a gente já conhece, que envolve um produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue.
Com a limpeza é possível se ter uma redução de até 60% de microbiologia. Entretanto, somente a limpeza não é o suficiente para eliminar todos os vírus e bactérias de um ambiente.
Desinfecção
O processo de desinfecção de um ambiente se resume ao uso e a aplicação de um desinfetante de uso geral. O produto é específico e busca eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus, assim como o Sars-CoV-2, causador do Covid-19.
Com a desinfecção é possível reduzir todos os germes, bactérias e vírus a níveis não patogênicos, com um tempo de contato de 10 minutos.
Higienização
Já a higienização corresponde a combinação entre a limpeza seguida da desinfecção. Quando se fala em realizar uma higienização, podemos entender que a pessoa está fazendo uma limpeza do ambiente, e que na sequência iniciará o processo desinfetante.
Sanitização
A sanitização tem um processo diferenciado e apropriado para indústria alimentícia. O mesmo, portanto, prevê o uso de sanitizantes específicos, que eliminam níveis de componentes microbiológicos.
Esse é processo delicado, portanto, não se aplicaria ao dia a dia. Isso porque obedece a regras diferentes da desinfecção.
Esterilização
Quando falamos em esterilizar um ambiente falamos de efetuar a eliminação total de germes, inclusive seus esporos. Tudo acontece por meio de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos.
É um processo utilizado em situações em que se exige extrema segurança e higiene, como salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança. O mesmo garante a eliminação total dos microrganismos.
Enfim, cada um desses tópicos cumprem com objetivos diferentes. Para ambientes residenciais e empresas em geral, indicamos sempre o processo de higienização, que limpa e em seguida desinfeta o ambiente. Portanto, atenção a singularidade de cada um e conte conosco para garantir o melhor serviço para você!