Terceirizar um serviço pode ser algo muito viável, mas você sabe quando é o momento certo?
Provavelmente, se você chegou até este artigo é porque está em dúvidas se deve ou não terceirizar um serviço, não é mesmo? A terceirização é algo popular em todo o mundo e garante a você, gestor, um bom resultado em seus projetos sem que seja realmente necessário gastar tempo e dinheiro escolhendo novos funcionários.
Entretanto, não basta entender o que é terceirizar um serviço e sair por aí fazendo isso. Você precisa avaliar cada ponto e agir com cautela, realizando um estudo detalhado de tudo o que essa modalidade pode te oferecer.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para que você saiba realmente quando é o momento de terceirizar um serviço da sua empresa. Vem com a gente!
Quais as vantagens da terceirização?
Antes de entender qual é o melhor momento para terceirizar um serviço é importante ter conhecimento das vantagens que esta atitude tende a lhe proporcionar. Atualmente, é possível contratar uma diversidade de serviços terceirizados, tais como:
- Limpeza e conservação;
- Segurança;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Atendimento;
- Monitoramento;
- Contabilidade;
- Tecnologia, dentre outros.
Assim, ao escolher a terceirização sua empresa fica muito mais focada na atividade-fim, o que colabora para a otimização de tempo, capital e recursos. Além disso, os benefícios dessa escolha não ficam apenas para o seu bolso, mas vão além.
Isso porque você também reduz riscos, garante mão de obra especializada para lidar exatamente com aquilo que você precisa e ainda tem ao seu lado muito mais flexibilidade em contar com um bom profissional sempre a sua disposição.
Afinal, quando terceirizar um serviço?
Existem algumas ocasiões específicas no qual vale muito a pena terceirizar um serviço. Algumas delas você confere abaixo.
Dificuldade na gestão
Tem sentido certa dificuldade para executar tarefas administrativas relacionadas a gestão da sua empresa? A terceirização pode ser algo que fará toda a diferença!
Essa realidade é mais comum do que se imagina, ainda mais quando a empresa está crescendo em um ritmo acelerado. Por isso, escolher um profissional terceirizado especializado no assunto pode dar aquele up em seu empreendimento.
Custos internos altos
A contratação de funcionários pode ser um tanto quanto cara, afinal, é preciso pensar no processo seletivo, treinamento, encargos, ferramentas de trabalho e até mesmo em uma possível demissão desse funcionário.
É claro, este ponto deve ser muito bem pensado e avaliado, pois nem sempre a terceirização será o mais viável e o mais barato. Entretanto, para determinadas atividades, como o desenvolvimento de software ou gestão de documentos, a alternativa pode ser algo muito positivo.
Baixa produtividade também mostra a hora de terceirizar um serviço
Conferiu os últimos balanços e viu que a sua empresa não está produzindo como o esperado? É hora de avaliar se todos os recursos da sua empresa estão voltados à eficiência da mesma como um todo.
Muitas companhias sofrem de processos e atividades secundárias, que não estão realmente ligadas à finalidade produtiva da organização. Nesses casos, a terceirização é uma grande solução e proporciona um foco maior no seu core business.
Enfim, agora ficou fácil saber quando terceirizar um serviço é uma boa opção para a sua empresa, não é mesmo? Esteja sempre atento e, caso precise de ajuda, acione Serval. Trabalhamos com terceirização de serviços e estamos a postos para lhe ajudar neste desafio!